Favela Cloud | Fabuloso projeto arquitetônico no Morro Santa Marta

Ao mesmo tempo que soa poético, é surpreendente só de imaginar: uma nuvem arquitetônica habitável em uma favela do Rio de Janeiro. O projeto chamado de Favela Cloud, foi elaborado por três arquitetos dinamarqueses: Johan KureKemo Usto, e Thiru Manickam com a proposta de pensar em algumas formas de moradias em grandes cidades. Eles se basearam no design que muitos arquitetos brasileiros conhecem: o Cobogó, que é um elemento vazado feito de cimento, com o intuito de evitar o superaquecimento de ambientes iluminados, permitindo a passagem de luz e ventilação. A nuvem é feita de policarbonato e células fotovoltaicas para capturar energia solar, ambas aplicadas sobre uma estrutura de metal pairando sobre a Favela Santa Marta no Rio de Janeiro.
As favelas do Rio possuem 6 milhões de habitantes e já viraram ponto turístico há alguns anos. Santa Marta foi escolhida por ser a primeira favela a ser pacificada e por ter uma localização central. O Favela Cloud veio do conceito de olhar o Cristo Redentor cercado de morros e algumas vezes coberto de nuvens, inspirando os três arquitetos a criarem uma nuvem habitável, fornecendo novas oportunidades para os moradores da favela.
A nuvem seria dividida em duas partes: uma praça para recreação e esportes, na parte inferior; e na parte superior da nuvem haveria o espaço para residências.
O Rio de Janeiro sediará os jogos da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, e além de suas famosas praias, este seria sem dúvida, um dos pontos mais visitados, mas por enquanto é só um projeto conceitual. Quem sabe um dia este projeto dê certo e seja instalado? Vamos torcer! 🙂
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: